quinta-feira, 14 de março de 2013

OBSERVANDO UMA CRIANÇA


A observação foi realizada conforme os requisitos estabelecidos, isto é, por meio de um vídeo, a criança foi observada durante duas (2) horas, a mesma atribui a idade de três (3) anos. Foi observada realizando atividades e brincadeiras onde demonstrou tranquilidade nas atividades, e em toda a observação ficou bastante a vontade.

A criança observada chama-se Sarah;
Tem três (3) anos  de idade;
Estuda em uma escola privada próxima a sua residência;
É filha única;
Já faz seu nome e conhece algumas palavras citando as letras.
Sarah, é uma criança que possui uma boa dicção;
Atenta as atividades escolares;
Possui um bom rendimento escolar;
Brincalhona;
Muito esperta;
Boa memória.

De acordo com sua idade ela se enquadra nos seguintes estágios de Wallon e Piaget:
Wallon: Estágio sensório-motor (1 a 3 anos) intensa exploração do mundo físico; predominância das relações cognitivas com o meio; desenvolvimento da inteligência prática e da função simbólica. Personalismo (3 a 6 anos) construção da consciência por meio das interações sociais; predominância das relações afetivas. Indiferenciação entre inteligência e afetividade.
Piaget: Pré-operacional (2 aos 6 - 7 anos) Construção da capacidade de efetuar operações lógicas-matemáticas; dificuldade com a questão da reversibilidade.

A criança está inserida em uma etapa de exploração, pois se encontra em uma fase simbólica onde os signos expressam por si, e sua linguagem mostra marcas de imitação.
De acordo com a observação realizada a criança se apresentou dados mais compatíveis com a teoria de Vygotsky, relacionando a Zona de Desenvolvimento Potencial, que a criança precisa de um apoio para realizar suas atividades, e em momentos apresenta a zona de desenvolvimento real, onde se demonstra autônomo, onde se desenvolve sozinha, e não precisa de apoio.

(*) Trabalho realizado pelas alunas Gilliane França, Pamela Polyana, Rosilene Ferreira e Suany Priscilla, sob orientação da Prof. Ms. Andreza Fabrícia.




Um comentário:

  1. De fato a brincadeira, é algo que deve ser levado a sério nas escolas de educação infantil, muito boa a pesquisa meninas, continuem desenvolvendo um bom trabalho, e muita boa sorte no tcc de vocês.

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