O
brincar apresenta características diferentes de acordo com o desenvolvimento
das estruturas mentais, existindo, segundo Piaget, 3 etapas fundamentais:
Dos
0 aos 2 anos: Aqui ocorrem os chamados
Jogos de Exercício. Neste período, a criança vai adquirindo competências
motoras e aumentando a sua autonomia. Vai preferindo o chão ao berço,
demonstrando alegria nas tentativas de imitação da fala... Vai revelando prazer
ao nível da descoberta do seu corpo através dos sentidos.
Elabora
então as suas brincadeiras à volta da exploração de objetos através dos
sentidos, da ação motora, e da manipulação - características dos "jogos de
manipulação". Estes jogos oferecem sentimentos importantes de poder e
eficácia, bem como fortalecem a autoestima. Deste modo, constituem peças
fundamentais para o desenvolvimento global da criança.
Entre
os 2 e os 6/7 anos: A simbologia surge com um papel fundamental nas
brincadeiras, como por exemplo: o
"faz de conta", as histórias, os fantoches, o desenho, o brincar com
os objetos atribuindo-lhes outros significados, etc. Os jogos simbólicos são
possíveis dado que, nesta fase, a criança já é capaz de produzir imagens
mentais. A linguagem falada permite-lhe o uso de símbolos para substituir objetos.
O
jogo simbólico oferece à criança a compreensão e a aprendizagem dos papéis
sociais que fazem parte da sua cultura (papel de pai, de mãe, filho, médico,
etc.).
A
partir dos 7 anos – Por fim, as brincadeiras e jogos com regras tornam-se
cruciais para o desenvolvimento de estratégias de tomada de decisões. Através
da brincadeira, a criança aprende a seguir regras, experimenta formas de
comportamento e socializa, descobrindo o mundo à sua volta. No brincar com
outras crianças, elas encontram os seus pares e interagem socialmente,
descobrindo desta forma que não são os únicos sujeitos da ação e que, para
alcançarem os seus objetivos, deverão considerar o fato de que os outros também
possuem objetivos próprios que querem satisfazer.
Fonte: COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Amei seu blog e suas postagens!
ResponderExcluirMeu TCC será sobre O Brincar na Educação Infantil.
Já anotei as dicas de livro, seu blog me ajudou muito.